Algumas mulheres perseguem o ideal da beleza, constantemente e rigorosamente, não importa a idade que tenham. Outras têm a vantagem natural de terem nascido belas e, por causa disso, acabam reconhecidas e premiadas pela beleza. Este é o caso da estudante do curso de Engenheira de Alimentos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Gabriela Markus, de 25 anos, que viu sua vida sofrer uma reviravolta a partir do dia 29 de setembro do ano passado.
Natural de Paverama (RS), Gabriela se tornou, na data, a Miss Brasil 2012, título mais alto que uma brasileira pode almejar quando se trata do reconhecimento da beleza feminina.
Desde que resolveu consentir com os elogios recebidos e começar a carreira de modelo tardiamente, aos 19 anos, Gabriela foi eleita a mais linda gaúcha, antes de vencer 20 concorrentes, em setembro, e se tornar a Miss Brasil, título que lhe deu o direito de representar a mulher brasileira mundo afora.
Na preparação para o concurso máximo, o Miss Universo, a gaúcha foi rigorosa com a alimentação e os treinamentos de malhação, passarela e oratória. No fim, terminou a competição mundial na quinta colocação. Posto que não desanimou a modelo e universitária, que agora pensa em finalizar o curso de engenharia da UFRS e se tornar uma empresária bem-sucedida.
Em entrevista exclusiva ao CORREIO de Uberlândia, a Miss Brasil 2012 lembra do início tardio na carreira de modelo, dá conselhos às jovens que sonham com as passarelas e conta um pouco sobre como é sua rotina, depois de se tornar a mulher mais bela do país.
CORREIO DE UBERLÂNDIA – Você sonhava virar Miss desde a infância, no Rio Grande do Sul?
GABRIELA MARKUS – Não. Foi um sonho que tive já quando adulta. Em 2007, com 19 anos, participei e venci um concurso de beleza chamado Rainha da Indústria e Comércio do Rio Grande do Sul. Depois, em 2010, a convite da organização do concurso Miss Rio Grande do Sul, participei da competição e fiquei em segundo lugar. No ano passado, concorri de novo e fui eleita.
Como tem sido a sua agenda, desde o título, e como são os compromissos fixos de uma Miss Brasil?
Desde o título, tenho participado de muitos eventos e ações com ONGs e crianças carentes. Todas as semanas, viajo a um Estado diferente, onde tenho compromissos pontuais.
Algumas mulheres, anteriormente eleitas as mais belas do país, hoje trabalham na televisão, como apresentadoras ou atrizes. Quais são seus planos para quando chegar o momento de passar a faixa de Miss Brasil?
Quero concluir a faculdade de Engenharia de Alimentos na UFRGS e investir em alguns projetos e negócios próprios. Mas, se surgir, a oportunidade na TV será analisada com carinho.
Quais conselhos você tem para as meninas que, desde a infância, sonham em participar de concursos e, também, para os pais que têm essa vontade de inscrever suas filhas?
Valorizem as pessoas que estão ao seu lado, principalmente família e verdadeiros amigos, que estarão do seu lado para sempre. É preciso muita dedicação e empenho. Não desista na primeira dificuldade e, se esse for seu sonho, acredite e corra atrás.
Já fez alguma intervenção cirúrgica? O que acha desse recurso, que tem sido cada vez mais utilizado pelas mulheres?
Coloquei prótese de silicone em 2009. Acho que a intervenção cirúrgica é válida quando as mulheres sabem utilizá-la com cautela e limites. Não gosto de exageros.
Qual rotina de dieta e exercícios você procura seguir em seu dia a dia?
Costumo beber bastante água, evito doces e gorduras e pratico exercícios.
Acredita que valem todos os tipos de dieta, na hora de alcançar o peso e a forma idealizados para as mulheres?
Acredito que qualquer dieta deve ser feita com o acompanhamento de um nutricionista. E tudo de forma equilibrada.
Como você se sente sendo a representante de beleza do Brasil mesmo sendo mais magra e alta. Se sente “fora do padrão nacional”?
Acredito que nossa beleza vem de dentro. Ela não pode ser julgada pela nossa altura ou peso. Cada mulher é diferente, com sua beleza e biótipo próprios. Não me sinto fora do padrão, de forma alguma.
Em algum momento, pensou em desistir da carreira e focar apenas na profissão de engenheira?
Em 2011, tentei desviar minha atenção só para os estudos, mas não consegui desistir do sonho de ser Miss Brasil. Por isso, voltei a concorrer e vencer em 2012.
Como foi a adaptação de uma estudante de Engenharia de Alimentos a um mundo totalmente diferente da universidade?
Foi bem diferente deixar de frequentar a faculdade e ter uma rotina mais leve. A vida de miss é bem agitada e com muitos compromissos, mas estou curtindo e adorando tudo isso.
Cronologia – Uma bela escalada
2007 – Gabriela Markus participa de seu primeiro concurso de beleza, vence e se torna a Rainha da Indústria e Comércio do Rio Grande do Sul, depois de competir com 64 aspirantes ao título.
2010 – A modelo representa a cidade gaúcha em que morava, Teutônia, no Miss Rio Grande do Sul, mas termina em segundo lugar, atrás da vencedora, Bruna Jaroceski, de Canoas.
2012 – Defende novamente Teutônia e derrota mais de 100 candidatas, para se tornar a Miss Rio Grande do Sul de 2012.
2012 – Com o título estadual assegurado, Gabriela representa as gaúchas no Miss Brasil, título que ela conquista depois de derrotar 26 candidatas dos demais estados brasileiros.
2012 – A faixa de Miss Brasil dá à modelo o direito de representar o país no Miss Universo, realizado em Las Vegas, nos Estados Unidos, no fim do ano passado. Rigorosa em sua preparação, com atenção especial à alimentação, malhação e treinamentos na passarela e de oratória, Gabriela termina o torneio mundial na quinta colocação. A norte-americana Olívia Culpo se sagrou a Miss Universo 2012.
Ping-pong com Gabriela Markus
Altura: 1m80
Peso: 58 kg
Livro: “Nada é por acaso” (Zíbia Gasparetto)
Filme: “Um amor para recordar”
Perfume: Ange ou Démon-Givenchy
Uma viagem: Califórnia
Um sonho ainda não realizado: ser uma empresária de sucesso